sábado, 8 de março de 2008

Sexta-feira 15/02/2008 - Lógica2

 

Como era de se esperar, poucos apareceram para aula inicial de Lógica2.

Aguardando o pessoal chegar, iniciamos uma discussão sobre virtualização, processadores, linguagens de programação e dot net framework da microsoft.

Após esse quebra-gelo, trabalhamos uma introdução aos conceitos que norteiam a programação orientada a objetos (OOP) e que certamente será reapresentada na próxima sexta-feira.

Para quem não foi, discutimos as idéias básicas que alicerçam a OOP:

  • conceito de classes;
  • exercício da abstração de algo a ser concretizado: características (atributos) e funcionalidades (métodos);
  • criação de um objeto como sendo a concretização de um elemento de uma classe;
  • os recursos que um objeto consome durante sua existência: espaço (memória) e tempo (processamento);
  • controle do ciclo de vida de um objeto: iniciar (instanciamento) e finalizar (destruição);
  • identidade de objetos: ocorrências de objetos de uma mesma classe possuem mesmas características e funcionalidades, mas não são uma mesma entidade, pois cada ocorrência tem uma identidade própria, única e natural que os distingüe uns dos outros;
  • comunicação com os objetos: a interação com os objetos é feita com mensagens que solicitam a execução de uma funcionalidade, passando e retornando dados;

Paramos aqui e retomaremos novamente estes conceitos na próxima aula.

Até lá.

Nenhum comentário: