Como era de se esperar, poucos apareceram para aula inicial de Lógica2.
Aguardando o pessoal chegar, iniciamos uma discussão sobre virtualização, processadores, linguagens de programação e dot net framework da microsoft.
Após esse quebra-gelo, trabalhamos uma introdução aos conceitos que norteiam a programação orientada a objetos (OOP) e que certamente será reapresentada na próxima sexta-feira.
Para quem não foi, discutimos as idéias básicas que alicerçam a OOP:
- conceito de classes;
- exercício da abstração de algo a ser concretizado: características (atributos) e funcionalidades (métodos);
- criação de um objeto como sendo a concretização de um elemento de uma classe;
- os recursos que um objeto consome durante sua existência: espaço (memória) e tempo (processamento);
- controle do ciclo de vida de um objeto: iniciar (instanciamento) e finalizar (destruição);
- identidade de objetos: ocorrências de objetos de uma mesma classe possuem mesmas características e funcionalidades, mas não são uma mesma entidade, pois cada ocorrência tem uma identidade própria, única e natural que os distingüe uns dos outros;
- comunicação com os objetos: a interação com os objetos é feita com mensagens que solicitam a execução de uma funcionalidade, passando e retornando dados;
Paramos aqui e retomaremos novamente estes conceitos na próxima aula.
Até lá.
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